Taça Sayovo

Desde à sua institucionalização no ano de 2005, a “TAÇA SAYOVO” tem já 11 anos de existência. A competição disputa-se em Janeiro de cada ano, no âmbito das celebrações do dia Nacional do Desporto, que se assinala a 23 daquele mês.

Foi instituída pelo Ministério da Juventude e Desportos de Angola (MJD) em reconhecimentos aos feitos do atleta deficiente visual, classe T11, a nível nacional, campeonatos africanos, do mundo e jogos paralímpicos.

A iniciativa surgiu após a conquista por parte do velocista da província do Bié de três medalhas de ouro nos 100, 200 e 400 metros e respectivos recordes (mundial e paralímpicos) nos Jogos Paralímpicos de Atenas, em 2004, um feito ímpar em todo o desporto nacional.

Com efeito, o órgão que tutela o desporto no país anunciara a institucionalização da competição com carácter anual, disputada com o suporte técnico do Comité Paralímpico Angola (CPA).

José Sayovo é o atleta mais medalhado do desporto adaptado em Angola, com subidas ao pódio em três ocasiões consecutivas de jogos paralímpicos, designadamente, em Atenas2004 (Grécia), Pequim2008 (China) e Londres2012 (Inglaterra).

O velocista acumula um pecúlio de 48 medalhas internacionais, sendo 25 de ouro, 21 de prata e 2 de bronze.