Publicado em

ANGOLA ACOLHE INÉDITO CAMPO DE TREINO

Sharing is caring!

Aula teórica de atletismo (Foto de Marcelino Camões)

Aula teórica de halterofilismo (Foto de Marcelino Camões)

Cinquenta atletas e treinadores de atletismo e halterofilismo do desporto adaptado dos países da CPLP iniciaram segunda-feira, em Luanda, um Campo de Treino, numa acção conjunta entre o Comité Paralímpico Angolano (CPA) e a "Agitos Fundation", afecta ao Comité Paralímpico Internacional (IPC).

A realizar-se até sexta-feira sob orientação dos técnicos brasileiros Lúcio Everaldo (atletismo) e Weverton dos Santos (halterofilismo), o Decífer Sport Resort, na Urbanização Lar do Patriota, é o palco desta primeira formação no país ao nível do desporto adaptado.

Este primeiro dia, quanto ao atletismo adaptado, serviu para o técnico avaliar o nível dos instruendos, pelo que o planejamento do treino e a coordenação motora foram identificados como primordiais na formação.

Terça-feira, segundo o programa, o atletismo irá abordar as regras. O estádio 11 de Novembro e dos Coqueiros servirão para as acções práticas.

No halterofilismo também houve avaliação do nível dos participantes, numa sessão teórica em que dois atletas da seleção Brasileira, designadamente Márcia Cristina e Luciano Dantas, transmitiram as respectivas experiências.

O Campo de Treinos é um curso orientado com objectivo de fortalecer as capacidades dos Comités Paralímpicos Nacionais (NPCs) e criar um impacto sustentável no crescimento do movimento paralímpico nas regiões.

A formação é patrocinada pela “Agitos Fundation”, órgão sob liderança do IPC. Fundada em 2012 por ocasião dos Jogos Paralímpicos de Londres, a instituição actua de modo a garantir oportunidades iguais de participação dos atletas deficientes em todo o mundo.

Estão presentes no curso representantes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Guiné Bissau.

A chuva que caiu na cidade capital inviabilizou o cumprimento cabal do programa para esta segunda-feira, o maior dos quais a cerimónia de abertura transferida para às 12 horas de terça-feira com a presença do Secretário de Estado para os Desportos, Carlos de Almeida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *