Publicado em

LEONEL PINTO É EXECUTIVO DO IPC

Sharing is caring!

O dirigente desportivo Leonel da Rocha Pinto foi nesta sexta-feira (8) eleito membro Executivo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), constituindo-se no primeiro feito de um angolano no país, de âmbito desportivo, após realização das Eleições Gerais de 23 de Agosto último.

Com 84 votos (dos 163 possíveis) entre 32 concorrentes, Leonel Pinto integra uma lista de dez Executivos do órgão reitor do desporto adaptado mundial eleitos no último dia da Assembleia Geral da instituição, decorrida em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos.

O acto confirmou o brasileiro Andrew Parsons no cargo de presidente de direcção, em substituição do britânico Philip Craven.

Em suas primeiras declarações à imprensa afirmou “Este é um resultado de África e de todos os angolanos”.

Acrescentou que seu plano de acção prevê trabalho com federações internacionais para o aumento de Comités Paralímpicos Nacionais (NPCs) e o consequente crescimento do número de atletas no continente africano.

Contactos com a ONU, União Africana e IPC para a implementação de programas de desenvolvimento, criação de condições para oportunidades e direitos iguais para os atletas com necessidades especiais, bem como a promoção global do movimento paralímpico em cooperação com a Fundação Agito faz igualmente parte dos seus propósitos.

Leonel Pinto disse que vai aprofundar, agora também como membro Executivo do IPC, o trabalho que vem realizando enquanto presidente do Comité Paralímpico Africano voltado à melhoria da organização interna das NPCs, formação de formadores, técnicos, fisioterapeutas e classificadores médico-desportivos.

A realização dos primeiros jogos ParaAfricanos é igualmente aposta do angolano membro Executivo do Comité Paralímpico Internacional.

No fórum mundial participaram outros dois angolanos, nomeadamente, António da Luz (secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano (CPA) e sua adjunta Telma Silva.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *