Publicado em

ANGOLA CONCORRE AO EXECUTIVO DO IPC

Sharing is caring!

Angolano Leonel da Rocha Pinto

O presidente do Comité Paralímpico Angolano, Leonel da Rocha Pinto, é um dos 12 candidatos a membro executivo do Comité Paralímpico Internacional (IPC), cuja Assembleia Geral eleitoral realiza-se dia oito deste mês, em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos).

Para efeito, o também presidente do Comité Paralímpico Africano (APC-sigla em inglês) viaja domingo (03) para o palco do “conclave”, onde quatro individualidades concorrerão à sucessão do britânico Philip Craven, no cargo de presidente da instituição mundial do desporto adaptado desde 2001.

Na corrida à presidência estão Andrew Parsons (presidente até então do Comité Paralímpico Brasileiro), Patrick Jarvis (presidente cessante do Comité Paralímpico do Canadá), o dinamarquês John Petersson (ex-líder do Comité Paralímpico Europeu) e Haidi Zhang (presidia a Federação Chinesa para Pessoas Com Deficiência).

A Assembleia Geral é a autoridade suprema do IPC que se reúne a cada dois anos. O último encontro realizou-se em Novembro de 2015, na Cidade do México, enquanto as últimas eleições ocorreram em 2013, em Atenas (Grécia).

Em Abu Dhabi, onde seguem neste sábado (02) o secretário-geral do Comité Paralímpico Angolano e sua adjunta, nomeadamente, António Manuel da Luz e Telma Cruz e Silva, serão realizadas duas actividades. Primeiro uma Conferência (de 05 a 06) e depois a Assembleia Geral (de 07 a 08).

O IPC foi fundado em 1989. De lá para cá foram eleitos dois presidentes; o canadense Bob Steadward (1989/2001 e o britânico Philip Craven (2001/2017).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *