Publicado em

LEONEL PINTO É REELEITO NO APC

Sharing is caring!

O angolano Leonel da Rocha Pinto concorre em lista única para o seu terceiro mandato como presidente do Comité Paralímpico Africano (APC - sigla em inglês). O acto eleitoral realiza-se na Assembleia Geral a iniciar nesta quinta-feira (13), em Luanda.

Até ao mês de Março, período em que terminou o prazo de inscrições, nenhum outro candidato manifestou interesse, pelo que o angolano deverá manter o cargo que assumiu em Janeiro de 2010.

A decorrer no Centro de Conferência de Belas, a partir das 9 horas, no conclave africano serão ainda eleitos o secretário-geral, posto actualmente ocupado pelo cabo-verdiano Rodrigo Bejarano, que tem a concorrência de Dominique Bizimana, do Rwanda.

Quarenta e sete delegados de 37 países constituem a população votante deste pleito em que se elegerá igualmente o vice-presidente (actualmente o posto é ocupado por Johnson Jasson, da Tanzânia).

Ainda o representante da comunidade de língua francesa (o cargo é actualmente exercido pelo marroquino Trazie Pacom), o representante da língua Arabe (presentemente o cargo é ocupado pelo marroquino Fkoui Mohamede).

Ao posto de representante da Comunidade de Língua Portuguesa concorre apenas o cabo-verdiano Elton Djon Gonçalves (actualmente o cargo é desempenhado pelo angolano António Manuel da Luz). Este último concorre ao posto de tesoureiro (cargo ocupado por Khaled Mohamed Rgibi, da Líbia).

A Assembleia-geral eleitoral do APC termina na sexta-feira (14). A abertura contará com a presença do ministro da Juventude e Desportos de Angola, Albino da Conceição José, além do vice-presidente do Comité Paralímpico Internacional (IPC -sigla em inglês), o brasileiro Andrew Parsons, e dos representantes da Fundação Agito, órgão que patrocina acções de desenvolvimento do desporto adaptado no mundo, designadamente José Manuel Cabo (Espanha) e Gaser Rachad (França).

Com efeito, o Comité Paralímpico Africano realizou quarta-feira uma conferência de imprensa para apresentação do fórum continental, onde também será discutido o relatório e contas, bem como a modificação do estatuto do organismo fundado em 1987.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *